Mundo dos negócios – Ontem e Hoje

domingo, 4 de março de 2012 0 comentários

           Hoje nos deparamos com o seguinte cenário no mundo dos negócios: Concorrência exacerbada entre as empresas, disputando clientes por detalhes minuciosos, clientes cada vez mais exigentes e informados, empresas que procuram reduzir cada vez mais gastos e ter cada vez mais lucro, departamentos de marketing e agências de publicidade sendo peritos de mercado de clientes externos e internos procurando um ponto de equilíbrio para agradar a todos de maneira que seja rápida e eficaz para não dar tempo da concorrência pensar, e também deve pensar em todas as maneiras possíveis e impossíveis de se antecipar aos outros mercados. Ou seja, hoje vivemos de maneira acelerada e o que mais importa neste processo é encontrar o cliente certo, na hora certa com coisas que agradam da maneira que ele pensa.
            O marketing começou a ser uma preocupação das empresas após a revolução industrial quando o mercado mudou de muita demanda e pouca oferta para muita oferta e pouca demanda, mas o marketing se preocupava apenas com a questão logística do negócio, e a partir daí ter o máximo de lucro, ou seja, o que o cliente pensava ainda não era levado em consideração.
Pensando nisso voltamos um pouco nosso pensamento para refletir afinal com tantas informações o que é o Marketing neste momento em que vivemos? Segundo os autores abaixo é:
“Despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços.” (NÓBREGA, Moacir, 2008)
“A entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício [...]”(KOTLER e ARMSTRONG, 1999)
            As duas definições nos confirmam o seguinte: Temos que pensar o que o nosso cliente pensa, para assim trazermos elementos de comunicação que estes estejam aptos a receber e absorver, o consumo do produto e/ou serviço vira consequência. Para isso é importante levar em consideração que os clientes hoje são muito mais exigentes, pois se o produto não agradar ele tem um leque de opções, então temos dois lados: O melhor deles é o cliente satisfeito que acaba divulgando que o produto superou suas expectativas e por outro lado se em algum momento do processo de compra o produto não satisfazer (lembrando que até a compra o que leva o cliente a comprar é a comunicação que é submetido a ele) este irá reproduzir o ruído e insatisfação a outras pessoas em seu redor. Até aqui tranquilo, mas o problema é que hoje as pessoas não têm só os vizinhos como conhecidos, e sim um mundo inteiro nas redes sociais e sites influenciando centenas de pessoas.
            Qual o melhor método o que o profissional do marketing e publicidade deve pensar?
            Primeiro temos que quebrar aquele paradigma de que na comunicação e soluções empresariais tem uma fórmula mágica que sempre dará certo com os clientes e sim pensar que para cada caso existe uma solução distinta que se encaixa no molde correto. Com estudo de mercado interno, externo, clientes, fornecedores, estratégias de venda e pós venda, iremos pensar em criar oportunidades de comunicação como a criação de peças publicitarias voltadas para o ponto certo e que além de criativas devem atingir o objetivo de marketing e da campanha. Um exemplo, se por intermédio de uma pesquisa percebemos que a empresa X está perdendo mercado para a concorrência vamos pensar o seguinte: O que a concorrência está fazendo para conquistar os clientes que eram meus? Será o preço? Os produtos? Será que tenho problemas na distribuição? Será que tenho problemas internos?
Descobrindo, vamos tratar direto no foco, que pode ser: “minha empresa precisará aumentar em 20% as vendas em 1 ano pois percebemos que o que faltava era um problema de logística, e nossos clientes reclamavam na demora da entrega e acabavam desistindo.”
O profissional de marketing das empresas é o responsável por isso hoje, ele deve ser o termômetro descobrindo os pontos fracos e corrigindo, e os pontos fortes e explorando, e se antecipar em relação ao mercado. E o profissional de planejamento de comunicação deve pensar além, deve conhecer como ninguém o seu cliente e pensar onde e quando o cliente receberá a mensagem (para isso o planejamento precisa de uma excelente comunicação com o mídia), deverá pensar também qual a melhor mensagem para aquele cliente traçado lá atrás pelo departamento de marketing e/ou o departamento de pesquisa da agência (para isso a comunicação objetiva com a criação é importantíssima para evitar ruídos).
Então como diz o poeta Zeca Baleiro na música mundo dos negócios:

baby 
o que mais importa
 
a poesia está morta
 
mas juro que não fui eu
 
tudo à minha volta são reclames
 
desejos
 
vãos
 
e sóis
 
tudo à minha volta são reclames
 
desejos
 
vãos
 
e só
baby 
vamos ao cinema
 
a vida é cinema
 
já vi esse filme
 
sempre o mesmo filme
 
canções de amor se parecem
 
porque não existe outro amor

            O importante tanto para o profissional de marketing quanto para o planejamento, é tornar a vida dos clientes mais humana junto da empresa, e erradicar a ideia de desejos vãos para acabar com os reclames e reviver a bela poesia já morta pelo sufoco das mesmas coisas pois o que faz a diferença não é a mesma coisa dita de várias formas parecidas (típico da indústria cultural e formas convencionais de anúncio de massa) e sim algo novo dito de uma forma como ninguém disse, eis o diferencial, o sucesso.






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